Mapa com diretrizes para funcionamento das atividades econômicas é válido pelas próximas duas semanas.

No patamar mais crítico do plano, Ribeirão e Franca enfrentam esgotamento de leitos de UTI.

Plano SP de retomada da economia - fase 6 Governo do Estado de São Paulo O governador João Doria (PSDB) manteve as regiões de Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) na fase vermelha e Barretos (SP) na etapa laranja do Plano São Paulo em anúncio feito nesta sexta-feira (10).

A quarentena, em todo estado, foi estendida até o dia 30 de julho. As cidades de Pirangi e Fernando Prestes, que estão na Diretoria Regional de Saúde 15, de São José do Rio Preto (SP), e Cândido Rodrigues, Dobrada, Santa Ernestina e Taquaritinga, que estão localizadas em áreas da Diretoria Regional de Saúde 3, com sede em Araraquara (SP), também fazem parte da área de cobertura da EPTV Ribeirão e permanecem na fase laranja. Nos municípios que fazem parte das diretorias regionais de saúde 13 (Ribeirão Preto) e 8 (Franca), somente os serviços considerados essenciais, como supermercados e farmácias, seguem autorizados a abrir, ainda assim com horários restritos. "Essas regiões [Ribeirão Preto e Franca] tiveram uma presença significativa da pandemia, seja pelo numero de internações registradas ou óbitos, ou pela necessidade de atenção na capacidade hospitalar”, explicou a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen. Já na área da Diretoria Regional de Saúde 5, em Barretos, o comércio considerado não essencial, como lojas de rua e shoppings, e escritórios, concessionárias e imobiliárias, podem abrir com restrição. Uma nova atualização do Plano São Paulo está marcada para o dia 24 de julho. Plano São Paulo Criado pelo governo do estado de São Paulo, o plano prevê uma "retomada consciente" em cinco etapas de flexibilização gradual.

As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus. O mapa elaborado pela equipe estabelece as diretrizes a serem cumpridas pelos municípios nas próximas duas semanas com base em ocupação de leitos de UTI, taxa de ocupação de leitos para cada 100 mil habitantes, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos. Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3 Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene Diretorias Regionais de Saúde Ribeirão Preto (DRS 13) Altinópolis Barrinha Batatais Brodowski Cajuru Cássia dos Coqueiros Cravinhos Dumont Guariba Guatapará Jaboticabal Jardinópolis Luis Antônio Monte Alto Pitangueiras Pontal Pradópolis Ribeirão Preto Santa Cruz da Esperança Santa Rosa de Viterbo Santo Antônio da Alegria São Simão Serra Azul Serrana Sertãozinho Franca (DRS 8) Aramina Buritizal Cristais Paulista Franca Guará Igarapava Ipuã Itirapuã Ituverava Jeriquara Miguelópolis Morro Agudo Nuporanga Orlândia Patrocínio Paulista Pedregulho Restinga Ribeirão Corrente Rifaina Sales Oliveira São Joaquim da Barra São José da Bela Vista Barretos (DRS 5) Barretos Bebedouro Colina Colômbia Guaíra Jaborandi Monte Azul Paulista Taiaçu Taiúva Taquaral Terra Roxa Viradouro Vista Alegre do Alto Esta matéria está em atualização Initial plugin text Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca